Centro de operações

Dentro do programa de consolidação de atividades de gestão dos investimentos em linhas de transporte de energia no Brasil, a Elecnor implantou um Centro de Operações do Sistema (COS) em seus escritórios do Rio de Janeiro, a partir do qual realiza tarefas de gestão e controle das instalações integradas à Rede Troncal (SIN).

Até sua abertura, a gestão da operação era realizada localmente, com vários centros distribuídos por todo o Brasil, em alguns casos administrados pelo pessoal da Elecnor e, em outros, por empresas subcontratadas. A implantação iniciou-se em meados de 2011, e as primeiras linhas começaram a ser operadas no COS do Rio de Janeiro em dezembro desse mesmo ano. O processo de transição culminou em agosto de 2012 e, a partir desse momento, a gestão operacional de todas as linhas de transporte de total propriedade da Elecnor ficou concentrada no COS.

A estrutura do Centro de Operações conta com oito funcionários que se revezam para manter sua atividade sem interrupções 24 horas por dia, 365 dias por ano.