Nosso compromisso com o Brasil

A implicação social da Celeo

A Celeo realiza sua atividade contemplando a responsabilidade social, buscando sempre o maior benefício possível para as comunidades em que desenvolve seus projetos. Uma implicação social que, no ano passado, concretizou-se principalmente em diversas iniciativas de colaboração com as comunidades quilombolas, assim como em campanhas de preservação do meio ambiente.

Entre as atividades mais relevantes, podemos destacar quatro:

  • Plano de ação para as Comunidades Quilombolas na nova Linha de Transmissão Miranda-Encruzo Novo: O Relatório Ambiental da Linha de Transmissão de Miranda–Encruzo Novo, situada no Estado do Maranhão, enfatiza a riqueza cultural das 11 comunidades quilombolas identificadas nas proximidades dos municípios de Viana e Pedro do Rosário. Para evitar que a Linha ocasionasse efeitos negativos sobre as mesmas, a Celeo ampliou os estudos, elaborando um exaustivo Informe sobre o impacto do projeto nas comunidades quilombolas da região. Um Informe que se converte em um Plano de Ação específico com propostas de compensação ambiental acordadas em estreita colaboração com as próprias comunidades. Como resultado, o Plano contempla diversas ações destinadas a satisfazer as necessidades das diferentes comunidades, como por exemplo, a melhoria de acessos e comunicações entre algumas comunidades, promoção de iniciativas de educação ambiental, construção de edifícios de caráter religioso e social, usinas de processamento de babaçu e perfuração de poços, redes de distribuição e recuperação de aquíferos.
  • "Nem Caroço Nem Casca", um filme sobre as comunidades quilombolas. A colaboração entre a Celeo e as comunidades quilombolas também se estende ao âmbito cinematográfico com o filme “Nem Caroço Nem Casca”. O filme surge de um projeto audiovisual anterior, “Ideias para salvar o planeta”, sobre as concessões da LT Triângulo e Vila do Conde. Após a experiência vivida com as comunidades quilombolas na Linha de Transmissão de Encruzo, o filme se adapta para mostrar a riqueza cultural das mesmas, dando lugar ao filme “Nem Caroço Nem Casca”. Uma história das comunidades quilombolas coproduzida por Novelo Films, ONG Me Ensina, Glóbulo Marcas de Propósito e Celeo.
  • Campanha contra incêndios em escolas: A Celeo promove uma campanha de conscientização e prevenção de incêndios destinada ao âmbito escolar. O principal objetivo é reduzir o número de incêndios para preservar o meio ambiente e assegurar o funcionamento das linhas de transmissão de energia. Para isso, a campanha desenvolve uma série de ações orientadas a estudantes e professores que adotam a responsabilidade ambiental individual. A primeira edição da campanha chegou a 1.034 crianças, além de professores e pessoal docente de um total de 15 escolas. Entre as principais ações, foram criados diversos materiais e eventos de divulgação, como conferências e concursos.
  • Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social na Linha de Transmissão de Corumbá (LTC): Durante a instalação da Linha de Transmissão de Corumbá (LTC), a Celeo implementou um programa de educação ambiental com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente, que se destinava tanto aos funcionários envolvidos no projeto como à população afetada direta ou indiretamente. Entre outras ações, foram preparados materiais de divulgação e realizadas reuniões e palestras participativas com os funcionários e a população da região. Enquanto isso, por meio do Programa de Comunicação Social, a Celeo habilitou uma linha de atendimento permanente, por telefone e e-mail, para atender quaisquer solicitações ou sugestões em relação à Linha de Transmissão.

A trajetória responsável e comprometida da Enerfín

Até que a Enerfín implantasse, em 2006, um de seus primeiros parques eólicos no Estado do Rio Grande do Sul, foram vários os projetos de infraestrutura social que realizou na região, especialmente nos municípios de Osório e Palmares do Sul. São diferentes atuações que impulsionam o progresso econômico e social da região, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentável e favorecendo a integração dos parques eólicos no ambiente.

Entre outras iniciativas promovidas, destacam-se:

  • Projeto de reabilitação implementado nas lagoas Marcelino e Peixoto, na cidade de Osório.
  • Construção de um mirante espetacular situado a cerca de 400 metros de altura no Morro de Borussia. Trata-se de uma plataforma de 50 m2, em considerável altura, que oferece um cenário ideal para desfrutar de vistas espetaculares.
  • Criação de uma nova estação de tratamento para separar o sistema de saneamento básico da cidade do abastecimento de aguas potáveis.
  • Compra de uma esteira de reciclagem em Osório para implantar um sistema de coleta e seleção de resíduos.
  • Diversos cursos para professores e alunos na área ambiental.
  • Iniciativas sociais para a obtenção de donativos para a ONG Cataventos, dedicada à recuperação de menores infratores em Osório.