Dentro do programa de consolidação de atividades de gestão dos investimentos em linhas de transporte de energia no Brasil, a Elecnor implantou um Centro de Operações do Sistema (COS) em seus escritórios do Rio de Janeiro, a partir do qual realiza tarefas de gestão e controle das instalações integradas à Rede Troncal (SIN).
Até sua abertura, a gestão da operação era realizada localmente, com vários centros distribuídos por todo o Brasil, em alguns casos administrados pelo pessoal da Elecnor e, em outros, por empresas subcontratadas. A implantação iniciou-se em meados de 2011, e as primeiras linhas começaram a ser operadas no COS do Rio de Janeiro em dezembro desse mesmo ano. O processo de transição culminou em agosto de 2012 e, a partir desse momento, a gestão operacional de todas as linhas de transporte de total propriedade da Elecnor ficou concentrada no COS.
A estrutura do Centro de Operações conta com oito funcionários que se revezam para manter sua atividade sem interrupções 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Elecnor desenvolve no Brasil suas amplas capacidades como empresa EPC em diversas atividades de infraestruturas e como promotora e investidora em renováveis, infraestruturas de energia, meio ambiente e espaço.
Infraestruturas envolvendo transmissão, geração e Oil&Gás.
Graças ao empenho, esforço e inovação de mais de 15.000 profissionais, a Elecnor é uma empresa de referência no setor.