istock-951514270-2048x1152

Compromisso contra a corrupção

Compromisso contra a corrupção 

Desde a sua fundação, em 1958, a Elecnor e cada um de seus funcionários têm a vocação e assumem integralmente o compromisso de desenvolver suas atividades com os mais altos padrões éticos e de acordo com as leis em vigor nos territórios e países em que opera. Além disso, cumprem e defendem os direitos humanos e o respeito aos direitos profissionais, atuam com diligência e profissionalismo, integridade, qualidade, cuidado com o meio ambiente, prevenção de riscos profissionais, combate à corrupção e responsabilidade social.

Esse compromisso não é uma opção, por isso, o Grupo Elecnor aplica o princípio da tolerância zero diante de práticas inadequadas em termos de ética e integridade para todas as Empresas integrantes do Grupo, entre elas, Elecnor do Brasil, e espera que seus funcionários e das pessoas que se relacionam com a empresa uma conduta alinhada com os princípios de seu Código Ético, que ser base para todos os Códigos Éticos das Empresas que integram o Grupo.

O compromisso do Grupo Elecnor e, por consequência, da Elecnor do Brasil, no combate contra a corrupção e o suborno faz parte desses princípios e valores; manifesta-se expressamente nos seus respectivos Códigos Éticos, e estabelece que:

  • Sob nenhuma circunstância os funcionários do Grupo Elecnor, da Elecnor do Brasil e as pessoas relacionadas recorrerão a práticas não éticas que possam ser entendidas como indutoras da falta de imparcialidade, transparência e retidão nas decisões das autoridades, funcionários públicos ou pessoas que participam no desenvolvimento da função pública, bem como de qualquer outra pessoa alheia à organização.
  • Entre as práticas não éticas, encontram-se o oferecimento ou promessa de entrega de presentes, favores ou retribuições de qualquer tipo, ou a prevalência de qualquer situação derivada da relação pessoal com a autoridade, funcionário público ou qualquer outra pessoa alheia à organização que possa influenciar para a execução de uma resolução e que possa gerar, direta ou indiretamente, um benefício econômico para o Grupo Elecnor, Elecnor do Brasil e/ou para um terceiro.
  • Quaisquer pessoas em nome do Grupo Elecnor e/ou da Elecnor do Brasil (seja empregado ou não) estão proibidos e se absterão de receber, solicitar ou aceitar de terceiros, e prometer, oferecer ou conceder benefícios ou vantagens a terceiros, como contraprestação para favorecer indevidamente a terceiros, ou para favorecimentos indevidos diante de outras pessoas na aquisição ou venda de produtos, contratação de serviços ou com as relações comerciais.

Compromisso ético e de integridade da Elecnor do Brasil

A Elecnor do Brasil, através de toda a sua diretoria, ratifica o seu compromisso com o desenvolvimento de um ambiente de negócio ético, social e ambientalmente sustentável e responsável, agregando valor ao nosso principal acionista, aos nossos colaboradores, aos nossos clientes, fornecedores e toda a sociedade civil.

Apoiar, consolidar e disseminar o Programa de Compliance da Elecnor do Brasil e da sua Matriz - Elecnor S.A. - fortalecendo a cultura ética e de Integridade em todos os ambientes, instâncias e níveis de negócio que interagir e influenciar. Este compromisso se renova todos os anos.

Comunicação com transparência total

Todos os funcionários da Elecnor do Brasil têm a obrigação de informar a respeito das práticas ou condutas irregulares ou crimes em potencial de que possam ter conhecimento ou ser testemunhas. Para isso, a Elecnor do Brasil tem um Canal Ético que permite a todos os seus funcionários, Clientes e fornecedores comunicarem, confidencialmente e anonimamente (se assim quiserem), de boa-fé e sem possibilidade de represálias, qualquer conduta irregular nas áreas abrangidas pelo Código de Ética da Elecnor do Brasil, nas normas nas quais se baseia, nas políticas e procedimentos internas e/ou legislação aplicável que está submetida. 

Para cumprir com o Compromisso de Transparência e tolerância zero diante de práticas inadequadas em termos de ética e integridade, que possam ou não se converter em práticas de Corrupção, a Elecnor do Brasil disponibiliza o seu Canal Ético nos canais abaixo: